Mais de 1.000 urgências odontológicas atendidas em menos de 02 meses

Mais de 1.000 urgências odontológicas atendidas em menos de 02 meses

Mais de 1.000 consultas odontológicas de urgência foram realizadas pela rede de saúde bucal da Fundação Municipal de Saúde, de 24 de março a 06 de maio. Em Teresina, seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam atendimentos odontológicos de urgência. De acordo com a Gerência de Saúde Bucal da FMS, 42% foram selamento provisório de cavidade dentária; 23% acesso a polpa dentária com medicação por dente; 15% exodontia (remoção de dente permanente); e 4% drenagem de abcesso (4%).

Durante o período de combate à Covid-19, a Atenção Básica Municipal está realizando apenas casos de urgência na área de saúde bucal, como dor de dente intensa, inchaço bucal, edemas e traumas dentários. “Os procedimentos eletivos estão suspensos a fim de evitarmos aglomeração, já que o ambiente odontológico tem alto risco de exposição ao coronavírus. Então, pedimos à população que só vá à urgência odontológica se for estritamente necessário”, diz Dante Freitas, gerente de Saúde Bucal da FMS.

Teresina conta com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimentos odontológicos de urgência: a UBS Alto da Ressurreição (zona Sudeste), UBS Saci (zona Sul) e UBS Buenos Aires (Zona Norte), nos horários de 7h às 21h. E as UBS Vale do Gavião (zona Leste), UBS Porto Alegre (zona Sul), UBS Cristo Rei (zona Sul), nos horários de 7h às 18h.

“Antes de ir até a unidade de saúde, a pessoa pode fazer uma triagem através do nosso serviço Zap Odonto, que consiste no atendimento via Whatsapp por meio do número (86) 98179-2576. O serviço funciona todos os dias, nos horários de 07h às 14h e das 14 às 21h. Lá, os pacientes podem buscar esclarecimentos sobre uma possível demanda de urgência odontológica e também serão encaminhados para o ponto mais próximo de atendimento, caso haja necessidade. Ainda é possível que o dentista faça orientações pré-consulta de urgência para amenizar a situação do momento, como condutas não farmacológicas de alívio da dor”, encerra Dante Freitas.

Tags:
fms

Comentários (0)

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: http://www.fms.teresina.pi.gov.br/noticia/3306/mais-de-1-000-urgencias-odontologicas-atendidas-em-menos-de-02-meses